top of page
Buscar

Os perigos da Internet

  • Foto do escritor: Advogados Espíritas
    Advogados Espíritas
  • 24 de set. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 2 de out. de 2019


A Internet é uma tecnologia que está ao alcance de muitos, sejam eles adultos, idosos, adolescentes e até crianças. Inúmeras são as vantagens que ela nos proporciona como, por exemplo, o pagamento de contas, compras, pesquisas, etc. Podemos fazer muitas coisas sem que haja a necessidade de sairmos de casa, basta apenas termos o acesso.


Porém, sabemos que com as vantagens vêm às desvantagens, ou, podemos dizer, perigos.


Estes perigos podem ser de: Imagem, Financeiro, Saúde, Segurança, Moral entre outros.

Como no mundo real, o mundo virtual também é composto por pessoas mal-intencionadas, um exemplo muito comum são os Crackers, pessoas que roubam dados dos internautas para obter benefício próprio.


Outro perigo que está ligado à Internet são as redes sociais, das quais os internautas (usuários) a utilizam sem tomar alguns cuidados, expondo informações pessoais. Basta acessar a sua página, para conhecer sobre onde moram, estudam, trabalham, costumam frequentar, qual o carro que têm, enfim, exposição de toda a sua vida e hábitos.


Os internautas devem se conscientizar de que correm um grande risco em expor sua vida pessoal através de sites de rede social (Facebook, Instagram, Youtube, etc.). Um exemplo é a pessoa que vai viajar e publica nas redes sociais, “#PartiuNordeste“. Ela deixou a informação de que estará fora de casa, demonstrando de que seu lar estará vazio, vulnerável durante este período.


Outro risco é a exposição de nossas crianças (fotos com uniforme de escola, por exemplo), tornando-as alvos fáceis, pois, basta fazer uma pesquisa com o nome da escola para saber onde pode encontrar a criança.


Registros de sua vida, em que todos têm acesso de forma livre, colocam você e seus entes queridos a um risco desnecessário.


Qual a necessidade desta exposição? Fazer com que as pessoas tomem conhecimento de sua vida social, profissional? Será algum tipo de auto afirmação? Tornar público um mundo que você não vive? Seja qual for seu motivo, saiba que ele poderá ter consequências.



 
 
 

Comments


bottom of page