O que é Justiça?
- Advogados Espíritas
- 1 de ago. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 15 de ago. de 2019

Você já se perguntou o que é justiça?
A justiça consiste no respeito aos direitos e cumprimento dos deveres de cada um.
Direitos e deveres estão escritos na lei humana, mas acima de tudo também fazem parte de uma lei natural de amor e respeito que leva à paz de consciência e ao bem de todos.
A lei de amor e respeito seria suficiente para regular as relações se as pessoas a compreendessem bem e se tivessem a vontade de praticá-la, mas, as diferentes formas de pensar e agir ainda precisam ser pacificadas através de leis materiais. Variadas filosofias tentam explicar o que é justiça.
Entretanto, a base da verdadeira justiça é respeitar na outra pessoa o direito que desejaríamos para nós se estivéssemos no lugar dela. Essa atitude de se colocar no lugar do outro é simples, mas de grande importância.
Para saber o que é justo, basta então se perguntar: o que eu gostaria que me fizessem se eu mesmo estivesse naquela outra posição jurídica?
É natural não querer o mal para si mesmo. Quando alguém se faz essa pergunta compreende qual o direito da outra pessoa, e mais, qual o dever que deve cumprir para cultivar bons relacionamentos, evitar dores de cabeça e futuros arrependimentos.
Fica fácil saber qual a atitude mais justa dentro de uma relação jurídica.
Essa pergunta tão simples mostra a igualdade entre todas as pessoas e o equilíbrio entre os pratos da balança da justiça.
Todos nós temos em nossa consciência a regra da justiça, através do desejo de ver respeitados nossos direitos. Tomá-los como base do direito que devemos respeitar na outra pessoa, seguramente, é o caminho para o bem e para a justiça em qualquer relação jurídica em que estivermos.
Comments